sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Rio de Janeiro – Sede das olimpíadas de 2016 – Bom ou ruim?

Creio que existam grandes dúvidas quanto da organização dos jogos olímpicos de 2016 que serão realizados no Rio de Janeiro e, também ante a realização da Copa de 2014, porém esse é outro assunto, enfim, eu, particularmente, fiquei um pouco triste como cidadão brasileiro, ao saber que há pouco, a chamada “cidade maravilhosa” fora escolhida para ser palco de tamanha festa e notoriedade esportiva. Para mim, é um ato que se transformou através de um pensamento retilíneo, sem a devida preocupação para com o país de uma maneira geral. A desculpa é a mesma e conhecida de sempre - Que indiretamente, as olimpíadas forçarão o governo brasileiro e autoridades competentes, a implantar melhorias que atendam as exigências do COI (Comitê Olímpico Internacional) e, assim, comumente, no caso do Rio de Janeiro, a cidade passará a receber mais hotéis, contar com mais empregos diretos e indiretos, melhorias em transportes, segurança, etc, ou seja, o progresso, da famosa frase “ordem e progresso”, não necessariamente na mesma seqüência, todavia, é o progresso que pregam e acreditam que se evoluirá.

Porém, me pergunto incessantemente. Os benefícios teoricamente trazidos pela formidosa olimpíada, serão favoráveis ao Rio de Janeiro apenas, ou, se estenderão a todo os quase 9.000 km de território nacional? Assim sendo, e as pessoas que padecem por falta de comida, por analfabetismo, por péssimo atendimento em hospitais, por filas e filas no INSS, por favelas que se proliferam desenfreadamente sem quaisquer infra-estruturas, além da falta de segurança que parece não ter fim e, a poluição e o trânsito caótico vivido na capital de São Paulo, os desmatamentos descontrolados das nossas matas, sem dizer da corrupção que dia-após-dia aumenta vertiginosamente, a ponto de já não nos assustar mais e causar-nos senso de conformismo até, enfim, um emanharado sem fim.

Tudo isso de negatividade, mais o multiplicado ao cubo, será sanado então com a realização dessas olimpíadas? Não se restringirão ao solo carioca penso eu? E o país como um todo passará de 3° para 2° ou 1° mundo como num piscar de olhos? Creio que não. Isso cheira mais a vaidade política, algo num tom de respaldo estratégico para atender as necessidades políticas e até pessoais de poder se afirmar que seremos o primeiro país da América do Sul a organizarmos uma olimpíada, só a copa do mundo já não estava bom?!

Eu penso que antes da preocupação em promovermos atividades esportivas grandiosas como a olimpíada ou mesmo a copa do mundo, precisaríamos nos atentar em dar dignidade a nossa nação. Fazer valer os princípios básicos da constituição que em tese são lindos, mas que não são cumpridos nem em 1% do acordado em constituição. Penso que seja um pouco caso com a nação como um todo e, na minha concepção, não há o que se afirme de positivo de realizar uma olimpíada, que supere o meu sonho de ver esse país inteiro, 100% de solo nacional ou quase isso, vivendo de maneira digna, após isso, talvez, penso que seria viável nos preocuparmos com esses tipos de eventos. Afinal, quando estamos em crise financeira doméstica não cortamos os supérfluos? Creio que o país deveria deixar os supérfluos mais para adiante. Ou seja, tratemos o essencial, que até isso, está totalmente aquém do desejado.

Mas que venham as tais olimpíadas e também a copa do mundo, que sem ambos já somos extorquidos pelo nosso governo, então um 'poucão' a mais ou um pouco a menos, vivamos e vejamos mais roubos e roubos e desvios, tudo alavancado por esses dois eventos. Não resta quase dúvida, principalmente aos que crêem no mundo real e não em conto de fantasias, que infelizmente seremos palco dos maiores desvios de verbas já visto na história mundial das falcatruas.


Comentem o quanto quiserem, essa é basicamente a minha opinião. Não tenho dúvida que deva existir opiniões diversas sobre o assunto.

Um comentário:

Roberta disse...

Primeiramente parabéns Rô esta foi uma de suas melhores observações e, seguindo a mesma linha de raciocínio, creio eu que realmente essa foi uma das maiores senão a maior jogada política do legado petista, visto que irá beneficiar futuros possíveis candidatos durante um bom tempo e, dentro de uma observação a partir dos fatos fica evindente que este evento encontra-se mais no campo da propaganda do que da prática no que diz respeito aos reais benefícios à nação, isto porque direciona a atenção da grande massa para o espetáculo Olimpico criando assim a idéia de que será um evento importantissimo e necessário para nosso desenvolvimento, não tirando a importância dos jogos olimpicos, mas para o Brasil, hoje, o mais importante é suprir os direitos fundamentais da condição humana como moradia, saúde, alimentação, educação, princípios básios da declaração universal dos direitos humanos de 1948. Iremos receber visitas sem antes ter arrumado a casa para que o padre possa passar e não notar a sujeira embaixo do tapete será ?!

Bjus e parabéns novamente té mais rs.