segunda-feira, 22 de junho de 2009

Pesos e medidas em Sorocaba-SP


Há poucos dias atrás, culminou-se num imbróglio, o impasse ante ao aumento de salário pleiteado pelo sindicato dos motoristas de ônibus da nossa querida cidade de Sorocaba, objeto cujo veto fora exposto expressamente pelo nosso digníssimo prefeito, senhor Vitor Lippi, o qual alegou veementemente que o salário pretendido pela classe extrapolava quaisquer diretrizes econômicas orçamentárias da prefeitura.
Pois bem, em contrapartida, exatamente hoje, foi aprovado na câmara municipal e será promulgado brevemente pelo prefeito, a sansão do aumento do salário dele próprio de 24,16%, ou seja, seus vencimentos passarão de R$ 15.000,00 para R$ 18.982,63, exorbitando assim a meu ver, o orçamento da prefeitura no que tange a aumentos de salários, quiçá esse aumento possa ser livre perante aos projetos orçamentários, pois dificilmente em uma programação financeira deva ser preconizado percentual tão alto para salários já nitidamente expressivos.
É fácil defender causa própria com o poder em mãos, seria como se um advogado defendesse seu cliente ante a um magistrado que fosse seu ente querido, isto é, envolve-se um preciosismo explícito nessa questão, interesses e bem estar próprio, afinal, quem não gostaria de realizar a nós mesmos, aumentos de salários superiores a 20%?
Aliás, quem já obteve alguma vez na vida um aumento como este? Em uma mera comparação podemos notar quão divergente é esse assunto. Em uma grande empresa em época de dissídio, trabalhadores, com muita negociação, entraves e contrapropostas, etc., conseguem obter junto a suas empresas ganhos de no máximo 12, 13%.
Se formos comparar à classe aposentada então é irrisório, eles têm aumento de 5, 6, 7% para quem ganha até um salário mínimo e jocosos aumentos na casa dos 2, 3% àqueles que ganham mais de um salário mínimo, hipoteticamente no caso dos aposentados o governo parece defender a defasagem até que um dia todos os aposentados do Brasil ganhem um salário mínimo, enfim, as disparidades são escancaradas, estão aí e só não vêem àqueles que fazem vista grossa.

Fiques atentos aos fatos que ocorrem em nossa volta!

Um abraço a todos.
Rodrigo de Almeida Hogera

Nenhum comentário: