terça-feira, 2 de junho de 2009

Copa de 2014 no Brasil?!


Domingo último (31/05/09), foram divulgadas as cidades que serão sedes da copa de mundo de 2014, esta, como quase todos sabem, será realizada em solo brasileiro.
Eis a questão - Estaríamos aptos a sediar um evento cuja grandiosidade ilimita esforços financeiros para tal, ante aos diversos assuntos sociais, econômicos e até políticos pendentes? - Na verdade isso ainda é uma incógnita. O certo é que sediar uma copa não significa tão só e unicamente tornar o país uma vitrine mundial positiva, mas concomitantemente serve também para aflorar a apresentação de um rol de questões que podem ser consideradas aquém às necessidades de bem estar do povo.
Perguntas divergentes como, a quantas andas a nossa saúde? Tendo em vista o atendimento nefasto que muitas pessoas recebem através da nossa rede pública de saúde (SUS), sintetizado como um exemplo recente, as reportagens veiculadas em vários canais de televisão, mostrando pessoas sucumbindo em filas e mais filas em meio a corredores de hospitais em Salvador-BA, dentre outros milhares de lugares que passam pela mesma situação aonde as lentes dos repórteres não alcançam, principalmente em cidades do norte/nordeste e, nas cidades do interior de todos os estados e, essa é apenas uma das questões a serem repensadas.
Existem inúmeras situações que devem e/ou deveriam, ser melhoradas ou até priorizadas no que tange à Constituição Federal acercada aos 05 princípios básicos do brasileiro que são: da inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, ou estariam esses objetos de direitos fundamentais, atendendo perfeitamente as necessidades do povo brasileiro? Hipoteticamente é fácil analisar-se que não.
Pois bem, antes de pleitear-se o anseio de sediar-se mais uma copa, não seria mais coerente focar o melhoramento e o cumprimento real dos direitos dos cidadãos? É uma questão complexa e digna da introspecção de cada um.

Um abraço a todos.

Rodrigo de Almeida Hogera

3 comentários:

Unknown disse...

Estive por aqui lendo um pouco!! Abraços Ademar!!

Rodrigo de Almeida Hogera disse...

Valeu Ademar!
Abraço!

Bruno Eduardo disse...

Meu querido amigo Hogera.

Eu tenho uma opnião bem diferente da sua.

Uma Copa no Brasil nos tratá muito mais benefícios do que legados ruins.

Haja vista as ultimas Copas do Mundo como na França, Coréia, Japão e Alemanha.

É a oportunidade para o Brasil crescer ainda mais. Os olhos do mundo estarão voltado para o país.

Dinheiro estrangeiro entrará feito água. Milhares de empregos serão gerados.

O governo investirá na infra-estrutra das cidades, transporte, saúde, entre outros. Será uma grande oportunidades de inevestimentos em rede hoteleira e restaurantes.

O Brasil só tem a ganhar, tanto na questão social quando na questão esportiva, o legado dos estádios será uma ótima para o futebol Brasileiro.

Empresas irão investir, tanto em estádios quanto em tudo o que lhe dará retorno e quem vai pagar a conta??? O povo dos 31 países que se classificarem para a Copa do Mundo de 2014.

Será uma festa, bonita de se ver. O futebol é a alegria do povo e o que o povo mais quer é ter momentos de alegria em um país tão sofrido. A Africa do Sul mostrará isso para o mundo daqui 1 ano.

Abraços!!!